A verdade sobre o Bafômetro: Desvendando Mitos e Verdades
Como advogada de trânsito, muitas vezes sou questionada sobre o tão temido bafômetro. São dúvidas e incertezas como: vou ser preso se recusar o teste? E se eu apenas ingerir uma quantidade pequena de álcool? É tempo de colocar um pouquinho mais de luz sobre essas questões e entrar fundo no que o bafômetro – e as leis que o cercam – verdadeiramente significam para você, motorista habitual ou esporádico.
Apreendendo os Fatos
O bafômetro é uma ferramenta exigida por lei para detectar a presença de álcool no organismo de um motorista. Ele mede a concentração de álcool no ar expirado do pulmão, podendo detectar assim, se o motorista consumiu álcool e está numa condição segura ou não para conduzir um veículo.
Recusar ou não o bafômetro?
A recusa em realizar o teste do bafômetro pode, sim, gerar consequências. A lei brasileira presume que, ao recusar o teste, o motorista esteja sob influência de álcool, o que leva à aplicação de multa gravíssima e suspensão do direito de dirigir. Agora, não se desespere! Existe uma margem de tolerância nas leis brasileiras.
Consumo moderado?
Existem informações desencontradas sobre a possibilidade de conduzir após um consumo moderado de álcool. A lei brasileira estipula um valor limite de 0,04 mg/l de álcool no ar alveolar, uma quantidade que não é alcançada por uma taça de vinho ou uma lata de cerveja, por exemplo. Entretanto, é importante ficar atento à Lei Seca, que possui tolerância zero e em caso de autuação, as punições podem ser bem severas.
Para sua segurança
O bafômetro pode ser um grande aliado na busca por um trânsito mais seguro. De maneira geral, evite consumir bebidas alcoólicas se tiver que conduzir. Além de colocar sua vida e a dos outros em risco, você pode sofrer consequências jurídicas que vão além das multas e suspensões.
Enfrentando o processo
Como advogada de trânsito, estou aqui para ajudar se encontrar-se em uma situação delicada. Sou especializada em defesas administrativas e judiciais envolvendo acidentes de trânsito e infrações, incluindo a recusa ou a detecção de álcool pelo bafômetro.
Se precisar de orientação jurídica, seja preventiva ou para enfrentar um processo que envolva o uso do bafômetro, entre em contato comigo. Certamente juntos poderemos buscar a melhor solução para o seu caso!