Entendendo sobre o Bafômetro e seus Aspectos Jurídicos
Olá! Eu sou a Doutora Larissa Dourado e lido diariamente com questões relacionadas ao trânsito e à lei. Hoje, vamos conversar sobre um tema importantíssimo e que gera muitas dúvidas: o bafômetro.
O que é o Bafômetro?
O bafômetro, ou etilômetro, é um dispositivo utilizado para medir a quantidade de álcool no sangue de uma pessoa através do ar expirado dos pulmões. No Brasil, a legislação é bastante rígida com relação ao consumo de álcool por condutores de veículos, sendo essa a melhor forma de detectá-lo instantaneamente.
Os Impasses Jurídicos: Recusar ou não o Bafômetro?
Um ponto que gera muitas dúvidas no trânsito é: posso me recusar a fazer o teste do bafômetro? A resposta é sim, legalmente você pode recusar, entretanto, isso não significa ausência de punições. Mesmo se recusando a realizar o teste, o condutor pode ser multado, perder pontos na carteira e até mesmo ter sua CNH suspensa por um ano, se baseando nas outras evidências de embriaguez. Este é um contexto complexo que tem sido analisado caso a caso nos tribunais brasileiros.
Consequências de Dirigir Embriagado
Dirigir sob efeito de álcool, além de apresentar riscos à segurança de todos no trânsito, é crime. De acordo com a lei nº 11.705 de 2008, o condutor pego dirigindo embriagado pode sofrer multa, suspensão da carteira de motorista e, em casos graves, detenção de seis meses a três anos.
A Importância de um Advogado Especializado
Em situações de infração de trânsito, principalmente as mais graves como conduzir veículo sob o efeito de álcool, é fundamental contar com um advogado especializado em trânsito. Este profissional irá auxiliar o condutor a entender todos os aspectos legais, direitos e deveres, assim como a melhor forma de conduzir o caso.
No Caminho Certo
Espero que este artigo tenha esclarecido algumas dúvidas sobre o bafômetro e a importância de se manter sóbrio ao volante. No entanto, seja você condutor ou não, sabemos que acidentes e imprevistos acontecem. Por isso, lembre-se sempre que o conhecimento dos seus direitos e deveres é a maneira mais eficaz de evitar problemas e transtornos futuros.
Se você precisar de mais informações ou orientação jurídica, não hesite em entrar em contato. Eu, Doutora Larissa Dourado, estou aqui para ajudá-lo.