O que você precisa saber sobre o Bafômetro – informações importantes
Sou a Dra. Larissa Dourado, advogada de trânsito. Hoje vou abordar um tópico muito discutido: o bafômetro. Este equipamento, utilizado para medir a concentração de álcool no sangue de um motorista, frequentemente aparece na mídia e é alvo de diversas dúvidas. Entenda melhor o que é e para que serve o bafômetro.
O que é o Bafômetro?
O bafômetro, ou etilômetro, é um dispositivo usado para estimar a concentração de álcool no sangue de uma pessoa a partir de uma amostra de seu hálito. Este aparelho é uma ferramenta fundamental na luta contra a condução sob influência de álcool, o que contribui para a segurança no trânsito.
Como funciona o Bafômetro?
Ao soprar no bafômetro, o álcool presente no hálito do motorista entra em contato com um conjunto de células de combustível de platina dentro do dispositivo. A platina provoca a oxidação do álcool, que é convertido em ácido acético, elétrons e íons de hidrogênio. Os elétrons liberados nesse processo produzem uma corrente elétrica que é medida e convertida em uma leitura de concentração de álcool no sangue.
Obrigatoriedade de realizar o teste do bafômetro
A Lei Seca estabelece que dirigir sob a influência de álcool é uma infração gravíssima. Contudo, você tem o direito de recusar a fazer o teste do bafômetro, ao contrário do que muitos acreditam. Entretanto, a recusa é equivalente a um teste positivo, levando a multas, suspensão da carteira de motorista e até mesmo prisão.
Consequências legais ao dirigir embriagado
As consequências de dirigir embriagado e ser flagrado pelo bafômetro são severas. A multa é de R$ 2.934,70 e há a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Caso o motorista seja reincidente nessa infração no período de 12 meses a multa é dobrada.
Conclusão: a importância do bafômetro para a segurança no trânsito
O bafômetro é uma importante estratégia na prevenção de acidentes e mortes no trânsito. Ao dissuadir as pessoas de dirigir sob a influência do álcool, este dispositivo contribui para tornar nossas estradas mais seguras para todos.
Se você tiver alguma dúvida ou se encontrar neste cenário, não hesite em entrar em contato com um profissional no assunto. Como advogada de trânsito, estou à disposição para esclarecer suas dúvidas e lhe fornecer todos os recursos legais de que você precisa.