Entendendo o Bafômetro: Seu Aliado para um Trânsito Mais Seguro
Olá! Eu sou a Doutora Larissa Dourado, advogada especialista em trânsito. Hoje vou esclarecer alguns pontos importantes sobre o bafômetro, um instrumento que causa dúvidas e, muitas vezes, é mal interpretado. Quero que todos compreendam a verdadeira importância desse aparelho para a nossa segurança no trânsito.
O Que é o Bafômetro?
O bafômetro é um dispositivo eletrônico utilizado para medir a concentração de álcool no organismo de uma pessoa pelo ar expirado dos pulmões. Foi criado com o objetivo de combater uma das principais causas de acidentes nas estradas: a ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir.
Como Funciona?
Após a pessoa soprar no dispositivo, o aparelho realiza um cálculo com base na quantidade de álcool presente no ar expirado. Este valor é então convertido em mg/L, que nos mostra qual é a taxa de alcoolemia do indivíduo. Logo, esse resultado pode ser determinante na aplicação ou não de uma penalidade de trânsito.
É Obrigatório Soprar o Bafômetro?
É aí que as dúvidas começam a aparecer. Sim, você tem a opção de recusar a fazer o teste do bafômetro. Isso está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em um certo sentido, a realização do teste é voluntária. Porém, essa recusa não está isenta de consequências.
Quais as Consequências da Recusa ao Bafômetro?
De acordo com a Lei Seca vigente no Brasil, a recusa ao teste do bafômetro acarreta penalidades idênticas àquelas aplicadas quando a concentração de álcool no sangue ultrapassa o limite legal estabelecido. Portanto, a recusa pode resultar em uma multa de valor alto, suspensão do direito de dirigir e até mesmo a apreensão do veículo.
Conclusão
Em suma, o bafômetro existe para nos proteger e ao trânsito em que estamos inseridos, fazendo com que a lei seja cumprida e que motoristas sob efeito de álcool sejam devidamente penalizados. Lembrando sempre que, se beber, não dirija. A sua vida e a de outros no trânsito são muito preciosas.
Espero ter ajudado a entender melhor sobre esse assunto. Qualquer dúvida ou necessidade de auxílio jurídico, estou à disposição para melhor atendê-los. Até a próxima!
Dra. Larissa Dourado